Saiba sobre: controle do excesso de saliva / dicas para facilitar a deglutição

Saiba sobre: controle do excesso de saliva / dicas para facilitar a deglutição


fonte: tudosobreela




Capítulo 1: Controle do excesso de salivaO excesso de saliva pode ser um dos sintomas mais frustrantes para o paciente em tratamento de esclerose lateral amiotrófica.
Por isso, é muito importante que o próprio paciente e seus familiares se conscientizem de que esse sintoma pode ser controlado, sem que interfira na qualidade de tratamento da doença.

Os pacientes com ELA tendem a produzir mais saliva?
O que acontece é que os pacientes com problemas de deglutição aparentam produzir saliva em excesso. O fato é que eles podem não estar aumentando a produção de saliva, mas a saliva permanece na boca por causa da incapacidade de ser engolida.

O excesso de saliva pode pôr em risco a vida do paciente com ELA?
Sim, porque o excesso de saliva freqüentemente causa engasgo, especialmente nas refeições, quando a secreção de saliva aumenta e a possibilidade de aspiração se torna maior.

Como podemos controlar o excesso de saliva?
Na fase inicial da doença, o excesso de salivação pode ser controlado simplesmente pela consciência do problema e por um esforço consciente em deglutir a saliva ou removê-la com lenços de papel.

O tipo de alimentação influencia nisso?
O controle na ingestão de certos alimentos pode amenizar a produção de saliva. É o caso de alimentos muito doces ou ácidos que causam hipersecreção. De acordo com o caso, pode-se também aumentar ou reduzir os alimentos com uma concentração elevada de água ou líquido.

O que fazer quando o excesso de saliva se transforma em obstáculo?
Uma medida útil é dispor em casa de uma máquina de sucção portátil e operada por bateria. Outra possibilidade é a de seu médico prescrever medicamentos para controlar o excesso de saliva. Se um medicamento isolado não funcionar, ele pode prescrever uma combinação deles. Os efeitos colaterais mais comuns dessas drogas são sedação leve, tontura, dificuldade de urinar e taquicardia. Mas não se esqueça: converse sempre com seu médico sobre os medicamentos que podem ser úteis para você.

Última atualização: 18/04/2007
Capítulo 2: Dicas para Deglutição
///////////////

Capítulo 2: Dicas para facilitar a deglutição
I. Posicionamento geral do corpo e maneiras de se alimentar
CORRETOINCORRETO
1. Posicionamento da cabeça- Mantenha a cabeça na posição normal ou um pouco inclinada para a frente.- Se você tiver dificuldade de sustentar a cabeça, converse com seu médico, fisioterapeuta ou terapeuta ocupacional sobre estratégias ou dispositivos de suporte.
- Podem ser colocadas almofadas, de modo que a cabeça não caia para trás.
- Evite deixar sua cabeça inclinar-se para trás, quando você engolir. Essa ação expõe suas vias aéreas aos alimentos.
2. Posicionamento do tronco- Mantenha seu tronco ereto, sempre que possível, especialmente quando beber líquidos.- Evite comer ou beber, quando estiver reclinado.
3. Maneiras de se alimentar- Uma mordida de cada vez. Apesar de lento, esse método é o mais seguro.
- Comer e falar devem ser atividades separadas. O mesmo mecanismo não pode funcionar simultaneamente.

- Mesmo quando estiver difícil engolir, é muito importante você tornar a refeição o mais agradável e relaxada possível. 
- Evite responder a perguntas, com a boca cheia. É preciso inspirar, antes de falar. Você corre o risco de aspirar o alimento para os pulmões.- Se o ato de comer for muito difícil, concentre- se em cada mordida. Evite distrações.
II. Estágio da boca (Trânsito oral)FAÇANÃO FAÇA
1. Feche os lábios- Esteja ciente da posição de seus lábios. Um protetor labial pode aumentar sua auto-monitorização. Mantenha seus lábios firmemente fechados, após introduzir alimentos ou líquidos na boca.- Evite manter seus lábios abertos continuamente. De outro modo, sua boca ficará extremamente seca e umedecer o alimento será um problema.
2. Posição da mandíbula- Mantenha a mandíbula na posição de boca fechada, sempre que possível. Assim que introduzir um alimento na boca, feche os lábios e cerre os dentes firmemente, antes de começar a mastigar e engolir.- Se a mandíbula estiver fraca, não adquira o hábito de ignorá-la e deixá-la cair.- Tente determinar quanto sua mandíbula fecha. Se isso for um problema, entre em contato com seu médico ou terapeuta ocupacional e informe-se sobre suporte para mandíbula ou outros dispositivos de suporte.

- Se for difícil abrir sua mandíbula completamente e mastigar for um problema, evite alimentos duros ou que precisem ser muito mastigados. Converse com seu nutricionista sobre uma mudança na consistência de sua dieta.
3. Baba / Saliva- Engula freqüentemente. Se engolir a saliva for um problema, existem várias opções que seu médico pode discutir com você (incluindo uma máquina de sucção ou medicação), para determinar o que é melhor para você.- Controlar a dieta pode ser útil. Leite ou derivados podem produzir um espessamento da saliva para algumas pessoas. Alimentos doces podem aumentar o fluxo de saliva, enquanto alimentos cítricos podem tornar a saliva um pouco mais líquida.
- Mantenha seus lábios e dentes fechados. Sempre tenha um lenço de papel à mão. Enquanto estiver comendo, tome cuidado para evitar o escorrimento de líquidos. 
- Evite um posicionamento ruim. Quando você não estiver comendo ou bebendo, mantenha sua cabeça na posição normal.- Quando você não estiver comendo ou bebendo, evite deixar a cabeça pender. 
4. Língua- Coloque o alimento sobre o lado melhor da língua a uma certa distância e mastigue desse lado.- Se o alimento grudar na placa superior de sua dentadura, converse com seu dentista, para determinar se há alguma coisa, para reduzir a probabilidade disso ocorrer.

- Se for difícil movimentar o alimento na boca, mude a consistência da comida. Converse com seu nutricionista sobre uma dieta macia ou na forma de purê.

- Se líquidos à temperatura ambiente forem um problema, mude a temperatura para fresco ou morno.

- As bebidas carbonatadas (refrigerantes, cerveja, etc) podem ser ingeridas com freqüência. 
- Evite colocar alimentos sobre a ponta da língua, se for difícil movimentar a língua. Nesse caso, coloque os alimentos no terço médio a terço posterior da língua.- Você pode precisar evitar alimentos ou bebidas muito quentes ou muito frios. Seja criterioso. As temperaturas frescas ou mornas são melhores. 
III. Estágio da Garganta
(Trânsito Faríngeo) 
FAÇANÃO FAÇA
- Se você tem náuseas ou engasga com facilidade, coloque o alimento em direção ao terço posterior de sua língua com um movimento suave, lento e firme. Use seu próprio critério. Você pode colocar o alimento mais próximo do terço médio da língua, para evitar a ânsia prematura.

- Se tomar comprimidos com água for um problema, experimente ingerir o comprimido com um pouco de purê de batata ou um pedaço de pudim.


- Se você engasga mais facilmente com líquidos fluidos, mude para líquidos mais viscosos. Ex.: Congele e coloque em um liqüidificador, para obter uma bebida semelhante à "raspadinha", ou acrescente gelatina ou flocos de batata para tornar a bebida mais espessa (fale com seu nutricionista para obter informações)


- Se for difícil engolir alimentos secos, mude a textura e a onsistência dos alimentos. Corte em pedaços pequenos, acrescente caldo de carne, etc. Converse com seu nutricionista sobre as estratégias de modificação da dieta. Tossir é um mecanismo protetor e pode auxiliar a evitar a aspiração. Peça informações ao fonoaudiólogo sobre a deglutição supraglótica. 
- Não coloque o alimento na parte posterior da língua, sem antes passar a colher da frente para trás da língua com um movimento lento e firme, se a ânsia for um problema.- Entre imediatamente em contato com seu médico ou fonoaudiólogo, caso você comece a se engasgar ou sufocar com líquidos, de forma constante.
- Não tenha vergonha de tossir, se estiver em público. Tossir pode salvar sua vida.
- Não inspire quando estiver prestes a engolir. Complete sua mastigação, engula e, em seguida, inspire. 
fonte:tudosobreela
/////////////////////////


Gostando do artigo, deixe sua idéia!
Que tal?
Comentem sobre o artigo, suas opiniões, as quais são importantes para nosso site!

- Tirem suas dúvidas através de contato
ou através de:
nosso formulário de comentários aqui!!!


Att.
Equipe
mensagensdiversificadas.com.br

Postar um comentário

0 Comentários